Passear até à praia não tem de ser apenas junto ao mar! Conheça as 12 melhores praias fluviais do Norte de Portugal.
Cascata da Cabreia
No norte de Portugal há muitos pequenos paraísos, alguns bem escondidos da população e onde se pode usufruir de uma bela tarde de sol, sem necessidade de ir para junto do mar. Sabia que as praias fluviais do Norte de Portugal destacam-se pela qualidade das suas águas, cristalinas, límpidas e sem contaminação? Verdade! Ultimamente, vários municípios fizeram um esforço acrescido para divulgar as suas praias fluviais e proporcionar-lhes as melhores condições possíveis para os seus visitantes, tais como bares, acesso a indivíduos com mobilidade limitada e até vigilância balnear.
Seria expectável que após o enorme esforço, surgem cada vez mais praias fluviais no Norte de Portugal com a tão desejada Bandeira Azul ou Praia de Ouro. Várias delas permanecem localizadas em áreas naturais fantásticas ou em aldeias pitorescas, o que aumenta ainda mais o desejo de as conhecer e também a zona circundante. Sem mais demoras, descubra as praias fluviais mais belas do Norte de Portugal.
1. Praia Fluvial de Adaúfe (Braga)
Localizada numa região natural nas margens do Rio Cávado, a praia fluvial de Adaúfe tem um comprimento de cerca de 200 metros, que dispõe de uma parte arenosa e uma parte relvada, cortada por caminhos pedonais. A praia disponibiliza todas as condições para a prática de várias atividades desportivas! Canoagem, voleibol e até alguns desportos radicais, e salientamos as excelentes infraestruturas de apoio que integram uma prancha de saltos, um parque de exercício físico e ainda uma zona de piqueniques com mesas e churrascos.
Praia Fluvial de Adaúfe (Joaquim Rios)
Com vigilância balnear, poderá desfrutar de uma área com um enorme relvado para piqueniques e espaços para a prática de desportos conforme já acima referido. Em memória do passado, pode contemplar um moinho antigo com uma engenharia de água para irrigar os campos agrícolas em redor.
2. Praia Fluvial de Estorãos (Ponte de Lima)
Guardada pela Serra de Arga, próxima à ponte romana do Rio Estorãos e a um antigo moinho de água, encontra-se esta belíssima praia fluvial. No meio da natura, sentimos uma imersão romântica, num riacho de águas límpidas povoado por trutas e lampreias. O silêncio, apenas intercalado pelo ranger da pedra do moinho nas águas do ribeiro.
Estorãos
A Praia Fluvial dos Estorãos deslumbra qualquer visitante pela sua paisagem, no entanto esta não é só uma simples praia. É um cantinho extremamente acolhedor localizado numa pequena, belíssima e comum aldeia do Minho. Se depois de desfrutar das águas límpidas desta praia fluvial tiver vontade de realizar um passeio pela vila, será surpreendido pelas suas casas típicas e pelas suas ruas de pedra, numa harmonia já quase extinta.
3. Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)
Azibo, avaliada como Paisagem Protegida, situa-se no concelho de Macedo de Cavaleiros. Este magnífico espelho de água em comunhão com as areias e a grande pluralidade de fauna e flora mantém 2 belas praias fluviais. Praia Fluvial da Ribeira e Praia Fluvial da Fraga da Pegada. As duas praias permanecem bastante frequentadas durante toda a época balnear, tanto pela qualidade da água como pelas infra-estruturas de apoio.
Praia Fluvial do Azibo
Tem uma paisagem exclusiva de beleza natural espectacular, água doce e uma extensa zona de banhos de sol. Em harmonia com a natureza envolvente, esta Paisagem Protegida foi galardoada com a Qualidade de Ouro pela Quercus. Para além do fiável prémio Bandeira Azul, tem acesso para pessoas com mobilidade limitada. Com um longo relvado, durante todo o Verão existem áreas sombreadas com guarda-chuvas. Pode comer no restaurante ou simplesmente desfrutar da paisagem na cafetaria. Tem instalações sanitárias e área de limpeza.
4. Praia Fluvial da Valeta (Arcos de Valdevez)
Localizada no perímetro urbano da cidade mais importante do concelho, esta região de banhos é bastante necessária como espaço de descanso e recreio. Espaço agradável, localizado ao longo do curso de água Vez, com uma ampla praia de areia com águas calmas e limpas, região gramada e arborizada, construindo regiões de sombra e prazer admiráveis.
Valeta – Arcos de Valdevez
Possui inúmeras infra-estruturas de apoio, como casas de banho, vigilância e bar com esplanada; em Julho e Agosto existe uma composição cultural chamada “Biblioteca Fluvial”, um local elaborado para reunir a população aos livros e à leitura durante toda a época balnear. A praia de Valeta tem uma classificação de água de qualidade admirável e compatível para banhos, regularmente controlada pela Autoridade Sanitária.
5. Praia Fluvial de Ponte Soeira (Vinhais)
Na EN 103 que liga Vinhais a Bragança, depois de passar pela aldeia de Vila Verde, começa-se a descer em direcção ao vale do fluxo de água de Tuela, até chegar a uma ponte de pedra com um arco redondo da era do fontismo. Alguns metros antes da ponte, estacionar e aproveitar para descer até à praia. O fluxo de água de Tuela fez aqui um minúsculo reservatório natural.
Praia Fluvial de Ponte Soeira
A praia fica abrigada do vento e com boa exposição solar, propiciando águas tépidas e temperaturas bastante agradáveis para aqueles que gostam de ficar ao sol. O bar de apoio é muito útil para quem queira fazer uma refeição rápida, tomar uma bebida fresca ou um gelado.
6. Praia Fluvial de Congida (Freixo de Espada à Cinta)
Rodeada pela natureza exuberante do Parque Natural do Douro Internacional, a Praia fluvial da Congida fica situada na grande albufeira formada pela Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha.
Praia Fluvial de Congida
A praia está integrada num complexo de lazer que inclui a piscina flutuante nas águas da albufeira, as piscinas municipais e diversos equipamentos de apoio. Existe ainda um cais fluvial de onde partem passeios turísticos de barco que sobem o Douro, uma oportunidade para observar a diversidade de vegetação envolvente, procurada por várias espécies de aves que nidificam nas encostas junto ao rio.
7. Praia Fluvial da Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)
Situada no concelho de Sever do Vouga, esta queda de água tem uma altura de 25 metros. Alimentada pelo rio Mau, toda a cascata é formada por várias irregularidades. No cimo desta queda, as rochas são maioritariamente graníticas pelo que resistem à erosão mas, à medida que esta desce, a sua formação é maioritariamente de xisto o que origina uma maior erosão. Envolvida numa vasta vegetação, a Cascata da Cabreia proporciona a quem a visita verdadeiros momentos de tranquilidade.
Cascata da Cabreia
O guardião deste local sem dúvida que é o Melro-d’Água onde as suas crias aprendem a nadar mesmo antes de conseguirem voar. Aproveite para explorar um pouco mais estas fragas da Serra da Cabreia e visite o Parque da Cabreia. Este parque tem excelentes acessos e permite admirar a encantadora paisagem sobre a cascata assim como toda a sua biodiversidade envolvente. Perto deste local encontra um parque de merendas para que possa aproveitar as refeições em família ou entre amigos.
8. Praia Fluvial do Ermal (Vieira do Minho)
Situada a 10 km da sede do concelho e palco do evento internacional de rock “Festival da Ilha do Ermal”, a Barragem do Ermal destaca-se, sobretudo, pela grande beleza natural e pela prática de actividades aquáticas. Durante o verão, chegam a este local vindos de toda a parte, amantes do sky aquático e do cabosky que põem à prova as suas energias nestas águas cristalinas. Para os menos aventureiros, sugerimos um piquenique na praia, enquadrada no verde da paisagem.
Praia Fluvial do Ermal
Inserida na Barragem do Ermal, a Praia Fluvial do Ermal convida a um mergulho, ao descanso e à fruição da natureza. É o local de eleição para quem gosta de desportos náuticos. Esta zona de veraneio é muito procurada, quer pelas suas águas e envolvente paisagística, quer pelo Teleski. Dispõe de restaurante, snack-bar e de uma estrutura básica de apoio para os banhistas.
9. Praia Fluvial de Verim (Póvoa de Lanhoso)
O espaço criado para a construção da praia fluvial em tempos mais antigos era o ponto de imersão de duas nascentes de águas com propriedades curativas. Uma das nascentes surgia debaixo de uma rocha que estava por baixo de mimosas. Eram águas caracterizadas por serem sódicas, fluoretadas e sulfúreas. As pessoas de mais idade curavam ali os seus males como doenças de pele e reumatismo. Muitos levavam desta água para casa para o tratamento das doenças e muitas delas matavam também assim a sede.
Praia Fluvial de Verim
Tem vindo a ser galardoada já por 3 anos consecutivos com a bandeira de Praia Acessível – Praia para Todos. Cumpre assim os requisitos de mobilidade condicionada e acessibilidade necessários. Além deste reconhecimento tem vindo a ser contemplada pela Quercus já pelo segundo ano consecutivo como Praia de Ouro devido à qualidade de água excelente deste local. O espaço possui um bar de apoio à praia onde pode usufruir de uma vista fantástica sobre o Cávado. Parque de estacionamento e construções pré-fabricadas de madeira para apoio balnear com bóia de nadador-salvador são outras das infraestruturas. Os amantes de desportos podem aproveitar e jogar voleibol no campo que ali existe.
10. Praia Fluvial do Rabaçal (Valpaços)
Vale a pena dar um mergulho no Rabaçal e aproveitar as condições naturais existentes para a prática de desportos, ou simplesmente passar um dia de lazer, desfrutando do ambiente que envolve a Praia Fluvial do Rabaçal.
Praia Fluvial do Rabaçal
Esta Praia situa-se é destacada pela Ponte de Valtelhas, importante monumento histórico que vale a pena conhecer. É uma praia muito completa, com balneários, bar e restaurante com esplanada, parque de estacionamento, parque de merendas e está a escassos metros do Parque de Campismo do Rabaçal. Bons acessos.
11. Praia Fluvial de Burgães (Vale de Cambra)
A pouco mais de um quilómetro do centro urbano de Vale de Cambra, a praia fluvial de Burgães é um dos destinos preferidos dos amantes de banhos em ambiente rural. A paisagem que envolve o vale do rio Caima é muito bonita, marcada por um cordão de montanhas que empresta ao local um ambiente mágico.
Praia Fluvial de Burgães
A cascata junto à ponte, a rematar um espelho de águas profundas, é uma das marcas mais fortes do espaço.A praia tem zonas relvadas, um campo de jogos, percursos pedestres, um bar que serve refeições ligeiras, parque infantil, casas de banho e chuveiros. Na época balnear, há actividades desportivas e radicais. Alugam-se toldos e espreguiçadeiras. Praia vigiada desde 1 de Junho a 30 de Setembro.
12. Praia Fluvial de Espiunca (Arouca)
A praia fluvial da Espiunca localizada ao lado da localidade da Espiunca – a cerca de 15KM de Arouca é uma das praias fluviais do Rio Paiva que agora com o passadiço do Paiva ganhou uma nova vida com muitos veraneantes a tomar banho depois de uma caminhada de 8Km ou 16 Km. A zona balnear da praia localiza-se do lado esquerdo da ponte da Espiunca (quem vem do lado de Arouca) e tem bastante sombra e algum areal.
Praia Fluvial de Espiunca
Não é muito fundo já que o Rio Paiva não leva muita água na altura do Verão, mas a água é limpa e quente. Também tem casas de banho. Do outro lado da ponte já ao lado do Passadiço tem um bar com esplanada à sombra e uns puffs para relaxar e algumas mesas de piquenique. Também pode apreciar a falha da Espiunca que se encontra mesmo de frente ao atravessar a ponte da Espiunca.