Lisboa, a cidade capital de Portugal, é conhecida pelos seus bairros, que são zonas históricas antigas e belas. Para quem gosta de fotografar, a visita a pé a esses locais é recomendada sobretudo se estiver munido de uma máquina fotográfica para que possa tomar contacto com as suas gentes e, quem sabe, captar a verdadeira alma de Lisboa através dos seus olhos.
Conheça 4 locais épicos para tirar fotos de Lisboa
Lisboa sendo considerado como um dos melhores destinos da Europa, é natural que os apaixonados por fotografia procurem pontos de interesse para enriquecimento dos seus álbuns de fotos.
Assim sendo, neste artigo listamos 4 locais perfeitos para capturar excelentes fotos de Lisboa. Confira agora em baixo.
1. Alfama
No bairro de Alfama, um dos mais famosos de Lisboa, com ruas estreitas e labirínticas, deixe-se perder pelos encantos da simplicidade que apresenta e nos jogos de luz que nos oferece, que permitem obter grandes fotografias ricas em luz, cor e contraste.
Em tempos Alfama foi lar de grande parte dos pescadores de Lisboa. Hoje, os habitantes da zona continuam as tradições seculares transmitidas pelos seus antepassados, e sem dúvida que os rostos envelhecidos de alguns habitantes podem fornecer retratos esplendorosos.
Existem alguns truques para obter boas fotografias de retratos durante a sua estadia que convém saber para tirar a foto perfeita.
Com estas dicas poderá também, tentar retratar os fadistas que cantam nesta zona da cidade. Vizinha da Mouraria, Graça e S. Vicente diz-se que o Fado nasceu aqui em Alfama e atualmente ainda se canta nas tabernas e restaurantes da zona. Assista a um espetáculo de fado e munido da sua máquina fotográfica tente capturar a Alma do fado Lisboeta.
2. Graça
É um bairro com bastante restauração e vistas fenomenais dos seus miradouros. Graça e Senhora do Monte é aliás o sítio indicado para fazer umas fotografias panorâmicas da cidade de Lisboa.
O elevador da Graça foi um meio de transporte mecanizado sobre carris que operou na capital portuguesa que podia ser ainda muito útil, mas foi desativado em 1909 e parcialmente absorvido pela linha de elétrico. Ambos são bons temas para fotografar nesta zona.
3. Mouraria
A Mouraria é um bairro histórico caracterizado pelo encontro de culturas e de antigas tradições. Na verdade ainda hoje é o considerado o bairro mais multicultural de Lisboa, pois aqui se misturam raças, culturas, cores e sabores, cujos restaurantes evidenciam esta diversidade de forma bem patente.
Na Mouraria mais uma vez o visitante é presenteado com múltiplas ruelas labirínticas, escadas e escadinhas, influências muçulmanas e de outros povos que por aqui passaram e que ainda se podem encontrar bem visíveis nas ruas e construções.
Estes elementos construtivos peculiares podem ser um bom motivo fotográfico. Como que numa caça ao detalhe. O uso de uma teleobjetiva pode ajudar nesta caça ao detalhe construtivo.
4. Baixa Pombalina
A Baixa Pombalina é a zona comercial de Lisboa por excelência, assim como o Chiado, e deve o seu nome à reconstrução realizada após o grande terramoto de 1 de Novembro de 1755, que foi liderada pelo Marquês de Pombal.
Encontrará aqui muitas atrações e monumentos históricos que são dignos da atenção da sua câmara fotográfica, mas não poderá deixar de visitar o Elevador de Santa Justa, que quando fotografado de noite apresenta uma iluminação que convida bastante à fotografia.
Eis aqui uma lista de locais de interesse na Baixa Pombalina que podem ser alvo de fotografias bem interessantes:
- Elevador de Santa Justa
- Rua Augusta
- Praça do Comércio
- Arco Triunfal
- Praça D. Pedro IV
- Igreja de São Domingos
- Teatro Nacional D. Maria II
Esperamos que tenha gostado destas dicas de lugares para fotografar em Lisboa e que com elas possa enriquecer ainda mais os seus álbuns com imagens únicas desta cidade que é considerada como um dos melhores destinos da Europa.