Descubra 12 Locais incríveis para visitar no Algarve
1. Aljezur
Aljezur, apesar de ser uma povoação pequena, contrasta com a grandeza da paisagem circundante. Uma vila do pacato interior algarvio, protegida do bulício do turismo de massas, convida-nos quer a passeios quer a banhos.
A costa vicentina, mais uma vez premeia o visitante não só pela beleza selvagem da paisagem, mas também por uma população acolhedora e ávida por acomodar novos turistas. Assim se há alguma coisa que não pode perder para além das magnificas praias é a gastronomia. As praias de Aljezur estão entre as mais bonitas e bem preservadas da costa portuguesa.
2. Faro
Como destino para férias, Faro é frequentemente subvalorizado, considerado apenas como ponto de entrada para o sul de Portugal por via do principal aeroporto da região. Isto permitiu a Faro reter o seu ambiente pacífico e charme tradicional, que se concentra no interior das muralhas da Antiga Cidade.
Faro situa-se no limite do Parque Natural da Ria Formosa, uma série de lagoas de água salgada e lodaçal que são o refúgio para aves migratórias e vida selvagem. Após o Parque Natural da Ria Formosa situam-se as três ilhas restingas, que abrigam as praias de Faro e são algumas das menos desenvolvidas no Algarve.
3. Silves
Estendendo-se harmoniosamente pela encosta sob o manto protector do seu castelo mouro, a pitoresca cidade de Silves desde sempre encantou os seus visitantes com as suas histórias de riquezas passadas e lendas exóticas de princesas árabes.
A reconquista cristã de Silves no século XIII foi celebrada com a construção de uma catedral no local de uma antiga mesquita. Acolheu outrora o túmulo do rei D. João II e conserva ainda grande parte dos elementos góticos. Silves é especialmente animada durante a Feira Medieval, no Verão, quando a cidade reconstitui os tempos medievais e o centro histórico se enche de malabaristas, pessoas trajadas à época e bancas de rua onde se vende comida e artesanato regionais.
4. Pego do Inferno
O Pego do Inferno é uma zona de banho natural com uma bonita cascata que se localiza no interior de Tavira. Trata-se de uma das cascatas mais belas de Portugal que dá lugar a uma pequena lagoa de cor verde intenso que é perfeita para banhos e para desfrutar com tranquilidade do seu ambiente.
O acesso à cascata é complicado, já que as escadas de acesso foram destruídas há alguns anos por um incêndio. Por isso deve-se aceder por um pequeno caminho que está um pouco escondido.
5. Ria Formosa
Zona húmida de importância internacional, a Ria Formosa é um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, que se estende ao longo de 60 kms do litoral algarvio, entre as Praias do Garrão e da Manta Rota.
Uma das espécies mais simpáticas que aqui pode encontrar, é o cão de água português. Trata-se de uma raça de cães de pelo comprido, que ajudavam os pescadores na sua faina, mergulhando e apanhando o peixe que ficava preso nas redes.
6. Alcoutim
Alcoutim, apesar de ter perdido as muralhas que durante séculos a defenderam, mantém nas suas ruas estreitas e íngremes, a atmosfera tranquila de uma vila algarvia serrana. Um passeio de alguns minutos leva à descoberta de casas centenárias e da Igreja da Misericórdia.
Para terminar importa descer até à beira-rio, marcada pela sóbria ermida de Santo António e pela antiga Casa dos Condes de Alcoutim. Depois é saborear uns momentos de repouso, na companhia de uma bebida fresca numa esplanada, enquanto se aprecia o barco de pesca que regressa ou os veleiros ancorados na pequena marina, vendo-se a povoação espanhola na outra margem do rio.
7. Sagres
A popularidade de Sagres contrasta com uma pacata vila pitoresca, com gente do mar, dedicada às artes da pesca. A pequena vila está rodeada por praias fantásticas e muitas vezes desertas, que muitos procuram pelas suas características indicadas sobretudo à prática do surf.
Mas outro aspecto incontornável é sem dúvida a imponente Fortaleza de Sagres, mandada construir pelo Infante Dom Henrique. A grandeza deste monumento histórico que data do século XV, permite-nos observar uma gigantesca rosa-dos-ventos no seu interior. A proximidade ao Cabo de São Vicente também nos recorda que estamos bem no extremo do sul de Portugal. As praias de Sagres são também muito apreciadas pelos surfistas.
8. Tavira
Em Tavira, importa ainda destacar as casas tradicionais que se encontram na parte, com as suas portadas de reixa e os telhados “de tesoura”. As portadas de reixa são feitas de ripas de madeira e permitem o arejamento mesmo com as janelas e postigos das portas fechados. Os telhados “de tesoura” são constituídos por pequenos telhados de quatro águas, correspondendo cada um a uma divisão da casa. “Tesoura” é o nome que se dá ao cruzamento das traves em que os telhados assentam.
Além do interesse histórico, um dos grandes atractivos de Tavira é o seu património natural. O Rio Gilão, que banha a cidade, conduz-nos até ao mar, onde encontramos a Ilha de Tavira, extenso areal com 11 km paralelo à costa e que integra o Parque Natural da Ria Formosa
9. Monchique
Em pleno Algarve, a vila de Monchique, bonita e simples, como que a mostrar o tanto que a região Algarvia pode oferecer para além das belas praias e céu azul. De facto, a vila de Monchique está situada na Serra com o mesmo nome, tão famosa pelas suas águas medicinais, já cobiçadas pelos romanos, com uma vegetação rica, onde safaris e bonitos passeios pedestres a desvendam no seu fulgor.
Aqui respira-se um revigorante ar puro, próprio para empreender as mais diversas actividades que facilmente se encontram na região: passeios pedestres, actividades mais alternativas como yoga, meditação, aromaterapia, entre muitas outras, ou mesmo caminhadas, contemplação da fauna e flora tão ricas na serra.
10. Estói
Estói é uma pequena grande aldeia situada entre São Brás de Alportel e Faro. O visitante desta magnifica aldeia da serra algarvia, não procura certamente as praias, mas sim toda uma riqueza arquitectónica de um património nacional incontornável.
Entre as típicas casas algarvias, de ruas floridas, encontra-se um palácio de estilo rocócó que parece retirado de uma história de réis e rainhas, de jardins enfeitados com laranjeiras e palmeiras. Perto e também com uma conotação histórica marcante estão as ruínas romanas de Milreu.
11. Alte
Entrincheirada em plena Serra do Caldeirão, a 30km de Loulé, e bem próxima de Salir, a Aldeia de Alte é considerada por muitos como a aldeia mais típica do Algarve. A Ribeira de Alte percorre a localidade com a sua água fresca que se faz ouvir por toda a povoação, conferindo um ar fresco e puro à Aldeia de Alte.
De facto, a água é ponto importante nesta Aldeia, onde ainda hoje nos deparamos com as Fontes Pequena e Grande, nascentes que durante séculos foram local de encontro das mulheres da aldeia que aí se deslocavam para encherem os cântaros de água e lavarem a roupa. Hoje é um local aprazível convidando a um bom piquenique e a umas horas de descanso em plena Serra algarvia, a 40km da solicitada Costa Algarvia.
12. Cacela Velha
Cacela Velha é uma pequena povoação costeira do sotavento algarvio, na área do Parque Natural da Ria Formosa, que se desenvolveu sobretudo durante o séc. XVII quando foi integrada na linha de defesa da costa e se construiu a Fortaleza.
Actualmente , a localidade merece a visita por ser um magnífico miradouro sobre o mar e sobre as ilhas do Parque Natural Ria Formosa, que se desenvolve paralelamente à costa. Perto de Cacela, no sítio da Fábrica, pequenos barcos de pescadores asseguram a ligação com as ilhas, onde pode apreciar as tranquilas praias de extensos areais.
Vai visitar o Algarve? Então não hesite em reservar o seu hotel, o seu carro ou as melhores atividades passando pelos links aqui em baixo. Vai-me permitir continuar a oferecer-lhe gratuitamente dicas e guias para visitar Portugal. Obrigado!